O que é Educação Socioemocional?
A Educação Socioemocional tem como pilares o desenvolvimento de duas habilidades, que são as habilidades sociais e emocionais. Levando em consideração que o ambiente escolar tem por responsabilidade formar para a sociedade futuros cidadãos, desde a educação Infantil, onde temos ali nos seus primeiros seis anos a formação de caráter do indivíduo até a finalização do ciclo da educação básica. A Educação socioemocional agora está incorporada no contexto educacional, fazendo parte das atividades didáticas.

Por que trabalhar educação socioemocional nas escolas?
Na atualidade a educação tem passado por grandes transformações, levando em consideração novas diretrizes e teorias positivas para o desenvolvimento dos alunos. E isso tem impactado na forma como a educação passa a considerar os educandos em sua totalidade, de maneira integral, visando não apenas seu cognitivo, mas também o desenvolvimento de suas habilidades motoras, psicológicas, sociais e emocionais. Desta forma, estas novas diretrizes educacionais, como as trazidas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular) colocam obrigatoriedade no ensino das habilidades socioemocionais. Além de que agora a escola passa a ter como responsabilidade compartilhar com as famílias a formação socioemocional dos educandos. Tendo como missão estimular reflexões sobre a realidade social e emocional que os cerca. O desenvolvimento da educação socioemocional dentro das instituições de endino passam a ser de extrema importância em prol da convivência coletiva, formando seres humanos que possuem habilidades e competências socioemocionais, que saibam lidar de maneira saudável para si e para os outros com suas emoções, seres humanos autonomos para tomar decisões conscientes.

Como desenvolver a Educação Socioemocional nas escolas?
Inicialmente é importante considerar que o currículo escolar tradicional deve ser adaptado para que a escola trabalhe as competências socioemocionais. Pois as habilidades socioemocionais devem ser trabalhadas de forma contextualizada aos conteúdos programáticos. Outra questão importantíssima é torna-se imprescindível que a escola utilize um material didático que considere o desenvolvimento das habilidades socioemocionais segundo a BNCC(Base Nacional Comum Curricular), para que seja possível garantir o desenvolvimento integral das habilidades socioemocionais. Uma dica inovadora para as escolas é trabalhar com atividades que tenham uma proposta socioemocional que fuja do tradicional, como por exemplo as atividades que fazem uso da pedagogia afetiva, atividades que considerem o sujeito como ser único com emoções e necessidades específicas.
Comments