top of page

PROPOSTA PEDAGÓGICA

O Projeto Pedagógico da Inova Educacional se baseia no princípio que uma escola não deve se resumir ao conteúdo de um livro didático, mas também desenvolver habilidades e competências de seus alunos.

 

Nosso método se apoia em quatro alicerces:

- PERSONALIZAÇÃO E PROTAGONISMO: Nossos materiais didáticos são personalizados pelos próprios alunos, tornando-os protagonistas de sua aprendizagem.

- APRENDIZAGEM HUMANISTA: Considera o aluno na sua totalidade e não apenas seu desenvolvimento cognitivo, mas o socioemocional, motor e psicológico.

- APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: As escolas da atualidade devem ir além de um simples livro didático, elas precisam desenvolver habilidades e competências.

- INOVAÇÃO: Renovação de práticas pedagógicas desvalorizadas no mercado educacional e conquista de novos resultados.

Trilha de Aprendizagem

A aplicação prática desses conceitos ocorre em quatro fases que nomeamos como “Trilha de Aprendizagem”.

Este método de ensino foi elaborado para garantir os Direitos de Aprendizagem destacados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

CONVIVER: 

Propomos e aplicamos atividades que dialogam com o período de iniciação de convivência da criança com outras crianças, em pequenos ou grandes grupos.

Esse período marca a ampliação do conhecimento do educando sobre si e do outro ao se valer de diferentes estilos de linguagem. É uma fase de experimentação e descoberta e nossos exercícios são pensados para estimular e facilitar esse processo.

EXPLORAR: 

É natural e inevitável que o período de convivência suscite dúvidas e curiosidades.Afinal, trata-se do encontro e do choque de diferentes culturas. Nesta fase, incentivamos as crianças a expressar suas dúvidas, pois as exploramos

como ponto de partida para o acesso a conteúdos diversos e enriquecedores.

EXPRESSAR: 

Depois da colheita das dúvidas e distribuição das afirmações, segue-se a fase de trabalhar os sentimentos despertados.

Os alunos são estimulados a expressar suas emoções para incentivar o senso crítico.

PARTICIPAR: 

A trilha da Aprendizagem fecha o seu ciclo com a fase da participação. Os educandos são instruídos a participar da conclusão de um pensamento e do processo de aprendizagem sobre um tema.

trilha.png
bottom of page